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Renato Ribeiro a.k.a. Thumbzz

Renato Ribeiro a.k.a. Thumbzz
São Paulo, Brasil

Confira mais trabalhos aqui.

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[Zupi] Thumbzz, suas ilustrações seguem um padrão que se repete em diversos trabalhos. Como você define o seu estilo?

Eu não sei como definiria meu estilo, não sei se há como definir já que o meu trabalho pessoal é reflexo de vários outros artistas que aprendi a admirar e, claro, junto ao meu traço e minhas idéias. Não sei se daria pra definir em uma palavra ou uma frase. Quanto ao padrão, é claro que a minha personalidade aparece em todo e cada desenho, mesmo estes sendo feitos para as marcas que eu trabalho, o importante é: antes de eu imprimir a minha cara em cada trabalho, o ideal é imprimir a cara da marca para quem eu desenho.

[Zupi] Quais as técnicas que predominam nas suas ilustrações?

Vetorização, desenho à mão livre e aquarela. Ultimamente, eu estou trabalhando bastante com colagem também. O que eu gosto mesmo é de unir várias técnicas, o que nem sempre é possível, já que existe custo de produção, tempo de produção etc.

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[Zupi] De onde você extrai suas referências visuais? Existe algum artista inspirador?

Existem vários artistas inspiradores, às vezes não só pela estética, mas pela linha de raciocínio. Gosto muito de cartoon, street art, toy art, artes plásticas em geral. Alguns artistas seriam: Escher, Mark Ryden, Gary Baseman, Floria Sigismondi, Tara Mcpherson, Magoo, Banksy e outros. A maior inspiração artística para mim, no entanto, vem do universo da música, do rock’n’roll e do electro principalmente.

[Zupi] As suas estampas para Calvin Klein Jeans têm uma ausência de cores, Este padrão é definido sob alguma proposta de mensagem a ser passada?

Na verdade não. Quando você desenvolve a estamparia de uma marca, normalmente você trabalha com uma cartela de cores pré-definida para a coleção. E no caso da CKJ, a marca trabalha com uma linguagem mais sóbria, mais sutil e minimalista.

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[Zupi] Como é trabalhar com grifes famosas? Você acha que tem bastante liberdade ao fazer ilustras para estamparia?

Isso é relativo, quando você está criando para grifes é necessário combinar o que é belo, artístico com o comercial. Existem trabalhos que são maravilhosos, mas, infelizmente, sabemos que não é comercial o suficiente para vender, então, é necessário saber discernir o que é arte, do que é arte comercial.

[Zupi] Qual a diferença entre o seu trabalho pessoal e o trabalho profissional?

Meu trabalho pessoal sempre viaja por um universo mais dark e passional, eu trabalho com elementos mais pesados e diretos, como música, sexo, religião e às vezes até escatologia. Quanto ao profissional, eu trabalho em cima do que a coleção pede. Em cada trabalho, você tem que literalmente se jogar no assunto que está sendo tratado. Faço painéis semânticos, pesquisas em livros, revistas, Internet, filmes e, principalmente, na música.

[Zupi] Você prefere temas definidos ou livres?

A moda é um universo de tempo curtíssimo, tudo é feito com prazos mínimos e calculados para que o showroom e a produção cheguem a tempo, então, os temas fechados são mais interessantes. Fica mais fácil de produzir seguindo uma linha de raciocínio em cima de um só tema, viabiliza a coleção e dá unidade para que ela exista na loja.

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[Zupi] Como foi que surgiu a idéia de mesclar moda com a ilustração?

Na verdade, a idéia surgiu a muito tempo atrás e foi algo natural promovido pela moda e por cérebros pensantes no mundo inteiro. O legal da estamparia é que ela aceita qualquer tipo de linguagem. A ilustração é apenas uma dessas linguagens.

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[Zupi] No flickr tem algo exclusivo da sua marca, que exprime seu estilo?

Sim, existem algumas ilustras que estão lá que têm a cara do que eu estou fazendo, só que, não existe ainda nada da marca, isso virá depois quando o produto estiver finalizado.

[Zupi] Quais as novidades para os próximos meses?

Mais marcas com meu trabalho! (risos). Ah, e claro, não posso deixar de falar do meu trabalho pessoal, que vai estar por aí em breve, fique ligado.

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