ManyMany

O estúdio de animação e computação gráfica asiático ManyMany é responsável por criar peixes voadores, dar vida a personagens de videogames e robôs gigantes parecidos com os Transformers – tudo isso digitalmente. A empresa funciona como produtora audiovisual de comerciais, animações e motion graphics diversos.

Saiba nesta entrevista à Zupi como Mr. Kwai Bun fundou o ManyMany há 8 anos, após uma experiência como comissário de bordo. Além disso, encontre algumas dicas para quem quiser entrar nessa área e conheça o processo criativo do estúdio.

image

image

[Zupi] Por que você começou a fazer o que você faz hoje? No passado, você já gostava desse tipo de arte ou queria fazer outras coisas?

Eu tenho 33 anos e comecei a brincar com softwares de 3D quando estava no colegial. Desde então eu adoro design, arte e animação digital. Até hoje, que estou no ramo na minha empresa, nunca deixei de pesquisar e aprender mais sobre arte e tecnologia.

[Zupi] Você estudou? O que você tem feito na área acadêmica?

Eu estudei na Universidade Baptista de Hong Kong, na escola de comunicação gráfica e digital. Com 3 anos de estudo, já tinha produzido 3 curtas de animação. Após me graduar, surpreendendo todos meus amigos, trabalhei como comissário de bordo por um ano. Fiz isso porque eu senti que já tinha gastado muito tempo na frente do computador e queria fazer algo totalmente oposto: viajar pelo mundo, conversar com pessoas de diferentes países, melhorar minha linguagem e habilidades de comunicação e refrescar minha mente criativa.

Depois disso, fui me inscrever para estudar animação em Sheridan, Canadá, mas preferi ser autodidata. Essa foi a base da minha carreira hoje. Fui trabalhar em uma empresa local de efeitos visuais por três meses, quando decidi começar minha própria empresa e, por 8 anos, minha carreira foi construída no negócio do CGI e da propaganda.

Nunca parei de receber desafios, mas o foco mudou de apenas animações de boa qualidade para o mundo dos negócios, marketing e palestras. Acho que a minha experiência extraordinária em ser comissário me forneceu várias habilidades sutis, porém valiosas, que provaram ser necessárias na minha carreira artística.

 

image

image

[Zupi] Conte-nos uma história que pode servir de inspiração para novos talentos, que os faça continuar a seguir seus sonhos.

Eu costumava contar aos meus estudantes da universidade essa mesma história, sobre ser comissário de bordo antes de seguir no campo criativo. Isso os encorajava a seguir os sonhos deles. Eu dizia também aquela coisa clichê de “nunca desista”, “trabalhe bastante” e “não pare de estudar”. Por último, mas não menos importante: seja humilde o tempo todo.

[Zupi] Conte-nos as cinco coisas mais importantes que as pessoas que curtem animação e motion graphics devem fazer, se desejam se tornar grandes artistas no futuro.

1 – Seja autodidata: Vital nesse mercado, pois há infinitas coisas a serem aprendidas em computação gráfica e elas nunca param de ser atualizadas. Guias, manuais e o próprio Google vão ajudar a ter essa habilidade.

2 – Senso artístico: Você pode ter qualquer habilidade técnica que seja, mas você precisa de senso artístico para fazer pequenas, mas importantes decisões corretamente. Por exemplo: noções de composição, cor, proporções, etc.

3 – Não pode ter medo de computadores: Você precisa conquistar o computador e ter paciência com os diversos erros que vão acontecer e com todas as coisas complexas dele.

4 – Paciência: Se você não tiver paciência, você terá muitas dificuldades nessa indústria, pois nós trabalhamos duro por várias horas para produzir apenas alguns segundos de trabalho final.

5 – Amor: Você precisa amar o que você faz e isso é vital, pois precisa da paixão para batalhar durante as várias horas de trabalho.

[Zupi] Há quanto tempo existe a empresa e quantos criativos trabalham na ManyMany?

A nossa marca está estabelecida na Ásia há oito anos. Nós temos entre 25 e 30 funcionários trabalhando com animação, design e audiovisual, além de executivos e produtores.

 

image

image

[Zupi] Conte-nos sobre o processo de trabalho. O que você mais leva em consideração na hora da criação?

Nós começamos com várias ideias criativas, das mais ambiciosas e caras até as mais seguras e conservadoras. Nosso cliente, então, diz sua preferência. Assim que o projeto é escolhido, nós vamos para a direção de arte detalhada, storyboards, etc. Isso acaba sendo um processo bem repetitivo.

Aí passamos a planejar a produção. Isso pode ser muito complexo e, em muitos casos, gastamos um bom tempo em pesquisas técnicas e de referências antes de começarmos.

Outra estratégia importante é como nós criamos nossas apresentações: o que mostraremos primeiro. Como animação é muito complexa, nosso cliente nem sempre consegue imaginar o projeto final assistindo o trabalho em progresso, então deve-se pensar como apresentá-lo também.

[Zupi] O que é mais importante para vocês nas suas criações?

Como um criador de comerciais, nós não focamos apenas na nossa capacidade criativa e de produção, mas também se aquele projeto cabe no orçamento do cliente e se segue os objetivos de marketing dele.

Precisamos balancear nossas produções entre fazer o que os clientes pedem e convencê-los de que nosso processo criativo é mais efetivo que outros mais tradicionais.

No geral, é importante que nós fiquemos atualizados e conheçamos o que está acontecendo no mundo. Eu tenho uma coleção de sites que me dão referências sobre isso, como o Behance, Adforum e Motionographer.

 

 

image

[Zupi] O que o motiva a continuar fazendo esse tipo de trabalho?

Animação tem sido minha paixão desde 14 anos atrás, quando eu estava na escola secundária. As possibilidades que a animação traz são fascinantes. Você pode criar qualquer coisa do nada, desde que possa imaginar aquilo.

Pode fazer aquilo que você imagina ganhar vida, criando personagens ou fotomontagens quase reais. A qualidade da computação gráfica é visualmente maravilhosa e incomparável. Por exemplo, criar um oceano e dividi-lo com um dedo é algo tão emocionante que você nem consegue verbalizar.

 

 

ManyMany Creations Ltd
ManyMany no Vimeo

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin

Toda semana, uma enews com um incrível artigo
que vai surpreender sua mente criativa.

Submit

Cadastre seu email.

Fique de olho em nossas redes sociais. Siga a gente no Pinterest, Twitter, Facebook & Instagram.

A Zupi é a revista oficial do Pixel Show, o maior festival da América Latina de criatividade.

ENTRE EM CONTATO

TELEFONE:
+55 11 3926-0174
+55 11 96569-8348 (Whatsapp)

ENDEREÇO

Rua Conde de Irajá, 208 –
Vila Mariana, São Paulo – SP,
CEP: 04119-010

ATENDIMENTO

Via Ticket, Chat, eMail ou Telefone
Segunda – Sexta
9h – 18h

Conteúdo

...